quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Destruída a Casa da Rua Alferes

A Casa da Rua Alferes, casarão que remonta ao final do século XIX, situada na rua de mesmo nome, em Cataguases, está nos seus momentos finais.

A imobiliária que cuida dos interesses da família Carneiro contratou uma retroescavaeira e está demolindo a última parede e a base de sustentação (alicerce) do imóvel.


Estivemos no local e fomos informados pelo proprietário da imobiliária que estava demolindo com alvará da prefeitura e autorização judicial.

Quando dissemos que não havia autorização do IPHAN para a demolição, pois o imóvel está localizado dentro da poligonal histórica tombada, ele contra argumentou dizendo que a justiça já definiu que o órgão não tem "poder de polícia" e que dessa forma, não há necessidade da licença federal para por fim à Casa.

Vamos apurar a veracidade das informaçõs da imobiliária, antes de consumar o entendimento de que em Cataguases estamos, literalmente, entregue às baratas!


Foto tirada em Agosto de 2006
Fonte: e-mail enviado pelo vereador Vandeilei Teixeira (Pequeno)


Nota:

Parece que para a população e as "autoridades" locais, patrimônio histórico são somente as obras modernistas que existem em nossa cidade, quanto aos prédios antigos, não passam de "velharia" ocupando espaço de prédios.

É uma vergonha para Cataguases não cuidar de seu Patrimônio Histórico, a Casa da Rua Alferes era uma maravilhosa residência no centro da cidade, mas infelizmente, pelo descaso público, foi praticamente destruída.

Parabenizo os cidadãos de bem de nossa cidade como o vereador Vanderlei Teixeira que lutou pela preservação desta casa.

Necessitamos fazer algo para que a história de Cataguases não se perca no tempo, para que todos conheçam a Cataguases antes da chegada do Modernismo e saibam que nossa cidade tem muita história para contar e ser redescoberta.

Nenhum comentário: